Mercado

Mercado de açúcar na China apresenta desaceleração

Mercado de açúcar na China apresenta desaceleração

A produção açucareira chinesa enfrenta entraves produtivos decorrentes da competição internacional, que oferta grande estoques da commodity, e das deficiências tecnológicas internas.

Segundo o último levantamento da CSA – China Sugar Association, o país produziu 13 milhões de toneladas de açúcar na safra 2013/14, com término nos meses de outubro e setembro deste ano.

Mesmo com bons números, a indústria de açúcar chinesa enfrenta sérias dificuldades para diminuir seus estoques, somente 10,24 milhões de toneladas foram vendidas até o final de agosto. Volume 23% abaixo do comercializado no mesmo período de 2013.

A situação começa a alarmar produtores com a chegada do inverno, estação com baixa produção, deixando empresários, associações e entidades sem expectativas de melhoras a curto prazo.

Uma das maiores regiões produtoras do país, Guangxi Zhuang, enfrenta problemas com pagamentos a fazendeiros, que comercializaram cerca de 309,4 milhões de dólares com a venda da cana-de-açúcar para a indústria, que ainda não efetuou o pagamento.

Entre 2011 e 2013 a importação de açúcar na China praticamente dobrou, subindo de 2,92 milhões de toneladas para 4,54 milhões, recorde nacional.

Já existem movimentos locais para substituição da cultura pelo cutivo de frutas e hortaliças, dos 36,7 mil hectares da região, 8% devem abandonar a atividade. O motivo para este fenômeno, segundo o vice-presidente do Departamento Comercial do Guangxi Nanning East Asia Sugar Group é o custo produtivo. “Mesmo com as taxas de importação, é mais barato trazer açúcar de outros países do que produzir em nosso país”, explica

Banner Revistas Mobile