JornalCana

Mercado de açúcar despenca em Nova Iorque

O mercado de açúcar em Nova Iorque fechou a semana passada em queda, na cotação de 16,70 centavos de dólar por libra-peso. Já há semanas que o preço do açúcar vem sofrendo baixas. De acordo com dados da Archer Consulting, a última vez que o valor do açúcar caiu 43% em apenas 42 pregões foi em agosto de 1963.

“Queda com tamanha magnitude só pode ser alimentada por tanto tempo se algum ou grandes participantes tenham sido surpreendidos com um volume extraordinariamente pesado, sejam eles os fundos ou as tradings, ou uma combinação dos dois”, disse o gestor de riscos da Archer, Arnaldo Corrêa.

A última vez que a commodity caiu mais de 1300 pontos (mais de 280 dólares por tonelada), no mesmo período, foi em março de 1975. “Por isso, estamos assistindo a uma situação completamente atípica que não encontra semelhança com o passado recente. Tirando os anos de 1975 e 1981, a última grande queda ocorreu em setembro de 2006 com o mercado caindo pouco menos de 500 pontos”, lembra Arnaldo.

O açúcar mais barato do mundo está agora em NY. O custo de produção das usinas do Centro-Sul, no Brasil, está maior, em média, do que os valores de fechamento de NY.

“Embora preço abaixo do custo de produção não queira dizer necessariamente que o mercado precisa subir, o fato é que preços que não remuneram mudam a perspectiva de produção mundial futura e reduzem a oferta esperada do produto, elevando a curva de preços a níveis mínimos de remuneração”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram