Mercado

Mercado de açúcar continua balançando

Embora o cenário macroeconômico tenha melhorado suavemente com os sinais de recuperação da economia na China e nos Estados Unidos, o que pode afetar diretamente – e quem sabe, positivamente – as commodities, poucos foram os produtos que apresentaram bom desempenho. No mês de outubro, apenas o farelo de soja teve aumento positivo com 2.8%, enquanto o açúcar caiu 10.8% e o café, 15.8%.

Além do furacão Sandy – que impediu a bolsa de NY de funcionar, reduzindo drasticamente a atividade no mercado –, o volume baixo negociado na bolsa para todo o mês de outubro, também acendeu uma luz de alerta para o setor.

Conjectura-se que a falta de negócios no mercado físico contribua para o volume baixo de negociação. “A limitação de linhas de crédito das instituições financeiras para as tradings e dessas para as usinas empurra o período autorizado para fixações de preço na bolsa para mais próximo do embarque possível, limitando o risco das tradings e adequando a exposição que elas possuem em futuros às constrições decorrentes no fluxo de caixa. Equações nem sempre fáceis que acabam afetando o mercado como um todo”, comenta Arnaldo Corrêa, gestor de riscos para commodities agrícolas e diretor da Archer Consulting.

Banner Revistas Mobile