JornalCana

Mercado adota redutor planetário como acionamento eficaz

Sete safras após a implantação do primeiro redutor planetário na Usina Santa Adélia de Jaboticabal – SP pela TGM, o mercado cresceu. São mais de 1200 equipamentos operando em aplicações diversas como moendas, esteiras, mesas alimentadoras e guincho hilo. Este crescimento se dá, principalmente, pela economia que o redutor planetário apresenta na instalação, operação e em relação ao consumo de energia elétrica no acionamento de moendas. Na maioria dos casos, o percentual supera 10%.

De acordo com o diretor de engenharia da TGM, José Paulo Figueiredo, entre outros benefícios destacam-se, ainda, a facilidade de montagem e desmontagem por sua relevante compacidade; redução dos custos de substituição das camisas de moenda, já que é possível ajustar as velocidades periféricas entre rolos; aumento da extração de caldo com ganhos comprovados de até 1%; e redução na umidade do bagaço no último terno, revertido em melhor eficiência e ganhos adicionais na geração de energia da planta.

“Parece um carro com câmbio automático”, relata um dos clientes que adotaram o redutor planetário para o acionamento de sua moenda.

A observação é uma analogia interessante que retrata a superioridade da instalação em relação a outros conjuntos de acionamentos utilizados no passado, como os convencionais de eixos paralelos – divisor de torque – e hidráulicos. “Não é apenas um carro com câmbio automático, mas sim com câmbio CVT, tamanha a suavidade de operação, a marcha ordenada e baixo nível de ruído”, complementa José Paulo Figueiredo, reforçando a eficácia do equipamento.

Nova Tecnologia – Alinhada ao pioneirismo TGM e atenta às necessidades do mercado, a empresa lança a Geração 3 com novos conceitos tecnológicos, resultado de estudos e melhorias em processos e evolução do conhecimento.

O resultado é uma nova linha de materiais e acessórios para redutores planetários e engenharia de aplicação específica para acionamentos de moenda. Mais informações: 16 2105 2600 ou www.grupotgm.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram