JornalCana

Mensagem do ministro Roberto Rodrigues aos produtores brasileiros

Caros produtores rurais brasileiros,

Este ano de 2003 foi muito importante para o agronegócio brasileiro. Já éramos o maior exportador mundial de açúcar, de café e de suco de laranja. Em 2003 assumimos a liderança também em carne bovina, frangos e no complexo soja. Também colhemos sucessos na segunda safra de milho e no trigo. E estamos sinalizando novos recordes para 2004, na safra de grãos, de cana-de-açúcar e de carnes. Estamos usando cada vez mais a melhor tecnologia tropical e vamos ganhando maior competitividade global.

Continuamos como o maior negócio do país, representando 33% do PIB, gerando 37% dos empregos e respondendo por 42% das exportações. Estamos avançando na questão sanitária. Aprovamos leis importantes, criando enfim o Seguro Agrícola no País e regulamentando a questão da biotecnologia. Tudo isso se deve ao esforço, a confiança, e ao profissionalismo do nosso produtor rural.

Quero, portanto, manifestar a profunda gratidão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a estes abnegados e anônimos campeões – mulheres e homens do campo – que, diuturnamente, ano após ano, vêm construindo, em silêncio, o mais poderoso agronegócio do Planeta.

E quero pedir que continuemos esta grande parceria em direção aos mercados, interno e externo, mantendo o agronegócio como a grande locomotiva da economia nacional, gerando empregos, renda e excedentes exportáveis.

O ano de 2004 não será fácil: ao deslocar competidores do mundo inteiro, o nosso agronegócio vai ser objeto de ataque daqueles que perderam mercados. E, como conseqüência, nas negociações internacionais – na OMC, na ALCA, no MERCOSUL/UE e mesmo nas bilaterais com países selecionados – a luta vai ser renhida. Daí porque a parceria entre público e privado precisa se estreitar mais ainda, especialmente através das nossas Câmaras Setoriais. Muito obrigado, produtor rural, por suas conquistas e avanços.

Parabéns por seus êxitos. Que 2004 seja farto em colheita de boas notícias para todos nós.

Um grande abraço a todos.

Roberto Rodrigues

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram