JornalCana

Membros da OMC vão negociar corte de subsídios

Pela primeira vez em cinco anos, países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) começam a negociar o corte dos subsídios e a abertura de seus mercados agrícolas.

Esse avanço é ainda insuficiente para entusiasmar o presidente do grupo negociador de agricultura, o embaixador da Nova Zelândia, Crawford Falconer. Segundo afirmou aos delegados seria melhor que a negociação tivesse ocorrido seis meses antes. Falconer sustentou que é difícil saber se os países terão tempo suficiente para obter resultados antes da Conferência Ministerial de Hong Cong, que será realizada entre 13 e 18 de dezembro.

O embaixador neozelandês considera que seria preciso um progresso significativo nesta semana para permitir que os ministros de Comércio, que se reunirão na próxima segunda-feira em Zurique, tenham elementos para avançar nas negociações.

A cidade suíça será palco de um encontro de ministros dos Estados Unidos, União Européia (UE), Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Índia, Quênia, México e Suíça, que tentarão alcançar um consenso sobre as fórmulas para avançar na redução de subsídios e abertura de mercados.

Os EUA propõem uma fórmula aplicável aos países desenvolvidos para aumentar o acesso a seus mercados agrícolas, pela qual se estabeleceriam quatro bandas (de 0 ao 20 %, de 20% a 40%, de 40% a 60% e acima de 60%) com uma escala móvel de redução tarifária para cada uma.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram