JornalCana

Membros da Global Alliance divulgam resultados de reunião

O Brasil, Austrália e Tailândia farão um comunicado sobre os resultados do encontro da Global Alliance nos próximos dias. A informação é de Maurílio Biagi Filho, conselheiro da Companhia Energética Santa Elisa e da Unica, que participou do evento no início da semana em Genebra, na Suíça. “Durante a reunião os países superaram as divergências, com pontos de vistas em comum”.

A Global Alliance reúne cerca de 14 países produtores de açúcar, que lutam juridicamente contra os subsídios da União Européia.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, confirmou nesta quarta-feira (2/07) que o Brasil, a Austrália e a Tailândia vão recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a política de subsídios para o açúcar da União Européia (UE).

De acordo com ele, o pedido de abertura de painel (comitê de arbitragem) para tratar do assunto deverá ser apresentado à OMC ainda este mês. “Os três países ainda estão conversando em Genebra (sede da OMC) para eliminar algumas diferenças de enfoque sobre o assunto”, disse o ministro, ao participar da primeira reunião ordinária da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais, vinculada ao Conselho do Agronegócio (Consagro).

A redação final do documento, deverá ser concluída em 10 dias. “Depois, tem os prazos burocráticos”, informa.

Biagi acredita que o ministro foi o grande articulador do Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram