JornalCana

Meio ambiente ganha nova versão da ISO 14001; usina certificada terá dois anos para que se enquadrar

A ISO – International Organization for Standardization publicou no dia 15 de novembro a Nova versão da Norma ISO 14001. A informação é de Nestor Oliveira, do CTEQ – Centro de Treinamento e Educação em Qualidade.

De acordo com ele, a publicação aconteceu antes do prazo previsto e a versão em português deverá ser publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, na segunda quinzena de dezembro próximo.

“As alterações não foram muitas em termos de quantidade, mas foram significativas em termos de Gestão. As usinas já certificadas pela antiga versão terão um prazo de até dois anos para migrarem para a nova versão”.

Para as Usinas ainda não certificadas pela “norma antiga”, versão de 96, o CTEQ recomenda que ao iniciarem os trabalhos visando a Certificação Ambiental, já iniciem os trabalhos pela nova versão 2004.

Segundo Oliveira, a CTEQ foi a pioneira em ministrar cursos nas Usinas com o rascunho da Nova ISO 14001.

“Foi um pionerismo que tem nos proporcionado a conquista de vários clientes na área ambiental, aliado ao fato da quarta premiação consecutiva no MasterCana”, diz.

Um seleto Grupo de Auditores Ambientais no Brasil, sejam participantes dos órgãos certificadores ou independentes, já foram convocados para um treinamento de auditoria intensivo dentro dos requisitos das novas Normas. Nesse Grupo, enquadram-se dois consultores-auditores do CTEQ, Srs. Nestor Carlos de Oliveira e Luiz Carlos dos Santos.

Nestor Carlos de Oliveira

CTEQ S/C Ltda.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram