JornalCana

Medir perdas de forma eficiente ainda é desafio

JC 190 – O setor sucroenergético trabalha com as commodities açúcar e álcool que têm seus preços previamente definidos. Ganha mais quem tiver maior eficiência e, consequentemente, melhor custo. Para isto, é preciso controlar as perdas no processo de produção. Essa explicação é do engenheiro agrônomo Rodrigo de Campos, diretor comercial da P.A.SYS Engenharia e Sistemas, de Piracicaba, SP. Segundo ele, um dos grandes desafios das usinas e destilarias é medir as perdas, de maneira cada vez mais eficiente, para que elas possam ser corrigidas no menor tempo possível.

No processo de produção industrial, existem as perdas chamadas de comuns – de acordo com Rodrigo de Campos – que já começam a ocorrer na lavagem de cana, quando este procedimento é adotado. Em seguida, acontecem as perdas na extração e na própria torta de filtro que retém açúcar. Há também as perdas indeterminadas, que ocorrem em qualquer etapa da produção sem que haja sua identificação e as que estão associadas à eficiência no processo, conforme detalha o diretor comercial da P.A.SYS. Nesse caso, incluem as que acontecem, por exemplo, nas etapas de fermentação, destilação e desidratação durante a fabricação de etanol.

De maneira geral, os processos de produção de usinas e destilarias contam com equipamentos que possibilitam o levantamento de dados referentes às perdas em diversas fases da fabricação de açúcar, como evaporação, cozimento, decantação, centrifugação, secagem. “As usinas já fazem muitas medições. Mas, ainda assim, há espaço para se medir mais”, afirma. Na avaliação dele, os equipamentos de medição estão cada vez mais precisos e os profissionais que atuam nessa área, inclusive os de laboratórios das usinas, estão mais treinados e preparados.

Para Rodrigo de Campos, os métodos de medição vão fazer a diferença em relação à elevação da competitividade das usinas e destilarias. Ele ressalta que a identificação de um ponto percentual de perda em qualquer etapa do processo de produção, seguida da adoção de medidas voltadas à correção dessa situação, pode ampliar o faturamento da empresa de maneira significativa.

Leia mais na Edição 190 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram