JornalCana

Medidas não modificam cenário de abastecimento de etanol

A redução da mistura de etanol anidro à gasolina de 25% para 20%, anunciada ontem (29/08) em Brasília pelo Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, não altera a oferta de etanol no mercado doméstico na atual safra porque o setor vinha programando importações de etanol para garantir o abastecimento doméstico e a situação já estava equacionada. Essa é a opinião da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). O presidente da UNICA, Marcos Jank, disse que a decisão do governo apenas antecipou a redução da mistura, que já era esperada para 1º de novembro. “No momento, temos importações de mais de 500 milhões de litros de anidro compromissadas, com desembarque previsto entre setembro e abril de 2012. Com a redução antecipada da mistura, é possível que parte dessa importação seja desnecessária,” explicou.

Segundo a entidade, o curto prazo também exige medidas adicionais que envolvem o financiamento da lavoura de cana e de estoques, que ajudariam na recuperação da produtividade agrícola e no início de novos plantios. Essas medidas vêm sendo discutidas entre o setor e o governo nas últimas semanas. “Com isso, pelo menos parte da capacidade ociosa das usinas já em atividade, hoje superior a 150 milhões de toneladas, passaria gradativamente a ser utilizada. Seria um avanço, porém muito aquém da necessidade de ampliação da oferta de etanol, considerando-se a velocidade com que vem crescendo a demanda,” afirma Jank.

Para o líder, o atendimento pleno da demanda é possível apenas com a retomada dos investimentos em novas usinas no país.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram