JornalCana

MC volta a criticar subsídios da UE

Genebra (Suíça), A União Européia (UE) faria uma “contribuição substancial” para a competição e o comércio globais reduzindo as tarifas agrícolas e conciliando as práticas alfandegárias, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) na sua revisão de políticas. Enquanto os procedimentos alfandegários da UE são compatíveis no papel, “a implementação uniforme continua sendo um desafio”, escreveu a OMC no relatório publicado no seu website. O relatório, que não tem status legal, faz parte da revisão regular de práticas comerciais de cada um dos 148 membros do organismo.

A OMC criticou os subsídios de exportação “relativamente altos” da UE e informa que os produtos agrícolas recebem as tarifas mais elevadas, e um equivalente de 210% em acréscimo a outras taxas, sobre alguns produtos lácteos.

Redução dos subsídios

A UE concordou em julho, como parte de um acordo-quadro para um acordo de abertura do mercado da OMC, suspender os subsídios de exportação, desde que países como os EUA e Índia cortem as concessões agrícolas e reduzam as taxas de importação.

Em acréscimo, os EUA informaram que “seguem desestimulados” pelos planos da UE de implementar rastreamento e rotulagem de safras transgênicas, que vai “apresentar uma nova barreira” para a tecnologia. Os americanos, junto com a Argentina e o Canadá, os maiores produtores de transgênicas do mundo, estão contestando a legalidade da moratória da UE. A Comissão Européia (CE), informa que a moratória não mais se aplica já que duas variedades de milho transgênico da Monsanto e da Syngenta foram aprovadas desde maio.

O bloco europeu é a maior entidade comercial única do mundo, representando um quinto das exportações e importações globais. A UE está defendendo suas práticas comerciais na OMC em uma série de setores, incluindo safras transgênicas, subsídios ao açúcar, construção naval e direitos de propriedade intelectual para alimentos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram