Mercado

Maurílio Biagi Filho é exemplo de expansão da família no setor

O empresário Maurílio Biagi Filho, da Cia Energética Santa Elisa (Sertãozinho –SP) recebeu na noite de 28 de outubro, em Nova Iorque, (EUA), Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, a homenagem de personalidade do ano “Person of the year 2003”, por contribuir com relações comerciais e econômicas entre o Brasil e Estados Unidos. Em outros momentos, o prêmio Fórum da Gazeta Mercantil como Líder do Setor de Cana/ Açúcar/ Álcool de 1992 a 2001 foi entregue ao empresário. O mesmo jornal o reconheceu como Líder Empresarial em 1993, 1994, 1995, 1997, 1989, 1990, 1991, 1992. Da Gazeta Mercantil veio ainda o reconhecimento como Líder do Setor – Mecânica – 1991 e Líder do Setor de Bebidas e Fumo – 1983, 1984, 1985,1986. No Jornal Cana, estão os prêmios Líder do Setor Sucroalcooleiro – 1994, 1995, 1996, 1997, 1999 e 2000.

Esses e outros reconhecimentos, como da FACESP (Federação das Associações Comerciais de São Paulo) e da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), dão com precisão a dimensão do seu trabalho dentro do setor sucroalcooleiro, mantendo uma tradição que vem do avô Pedro Biagi e foi entregue a ele pelo pai Maurílio Biagi. Maurilinho iniciou a carreira profissional em 1956, como aprendiz em diversos setores de produção de açúcar e de álcool da Usina Santa Elisa (Sertãozinho – SP), da qual é acionista. Nos anos 60 exerceu vários cargos gerenciais até passar a diretor superintendente da empresa em 1971, posto que ocupou por dezessete anos, até ser eleito diretor presidente em 1988.

O caráter de continuidade da tradição dos Biagi no setor fez com que nos anos 70 e 80 participasse de forma ativa na direção de empreendimentos que surgiram paralelamente à expansão da Usina Santa Elisa: foi sócio fundador e diretor da Usina de Açúcar e Álcool (Morro Agudo – SP); diretor administrativo da Companhia Açucareira Vale do Rosário (Orlândia – SP); diretor presidente da Lagoa da Serra Inseminação Artificial (Sertãozinho – SP); fundador e diretor superintendente da SEV – Açúcar e Álcool S/A e da Horizonte Táxi Aéreo Ltda (Ribeirão Preto – SP); e gerente delegado da Nova Aliança Agrícola e Comercial Ltda (Sales de Oliveira – SP); tendo exercido esses cargos por um período de doze anos.

De 1986 a 1994 dedicou-se intensamente ao setor de bens de capital sob encomenda. Foi diretor presidente da Zanini S/A Equipamentos Pesados (Sertãozinho – SP) de cujo Conselho de Administração já participava desde os anos 70. Ainda faz parte desse setor 2 empresas do grupo voltadas à fabricação e à comercialização de máquinas e equipamentos industriais, das quais é diretor. São elas: Renk Zanini Equipamentos Industriais (Cravinhos – SP) e Sermatec Indústria e Montagens (Sertãozinho -SP).

Sua atual importância para o setor pode ser visualizada pelos cargos que ocupa: membro do Conselho de Administração Companhia Energética Santa Elisa (Sertãozinho – SP), diretor presidente da Usina Moema Açúcar e Álcool (Orindiúva – SP), diretor presidente da CEVASA Central Energética Vale do Sapucaí (Patrocínio Paulista – SP), diretor da Usina de Açúcar e Álcool MB (Morro Agudo – SP), diretor da Crystalsev Comércio e Representação (Ribeirão Preto – SP). Participa, ainda, de entidades como o Conselho Superior de Meio Ambiente e Infra-Estrutura da FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), vice-presidente da ABDIB (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base), vice-presidente da ACIRP Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, vice-presidente CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Maurilinho é ainda membro do Conselho Diretor da Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), do Conselho Consultivo da ABIMAQ, Conselho da Sociedade Corretora de Álcool, Fórum de Líderes Empresariais e do Mercosul e integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES.

Banner Revistas Mobile