JornalCana

Mato Grosso também proíbe soja transgênica

O plantio de soja transgênica está proibido em todo o Estado de Mato Grosso. O anúncio foi feito ontem em Cuiabá pelo governador Blairo Maggi (PPS), maior plantador individual de soja do mundo. Para ele, está havendo uma interpretação errada da Medida Provisória 131, que permite o plantio e o comércio de soja transgênica apenas para produtores que já tinham sementes modificadas antes de sua edição. “Não é o caso de nenhum produtor de Mato Grosso e, por causa disso, o plantio está proibido em todo o Estado”, afirmou.

Na semana passada, 107 toneladas de grãos de soja transgênica proveniente do Rio Grande do Sul foram identificadas e apreendidas nos postos de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) do Estado. Os grãos teriam como destino fazendas em Primavera do Leste e Canarana. Eles seriam suficientes para o plantio de cerca de 2.700 hectares.

O relator da MP 131, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), considerou temerária a afirmação usada pelo governador para proibir o plantio da soja transgênica em Mato Grosso, embora Maggi esteja certo ao dizer que a MP liberou o plantio apenas para os agricultores que já possuíam sementes transgênicas estocadas. “A rigor, a interpretação do governador está certa, mas é difícil afirmar que não havia sementes desse tipo em Mato Grosso.”

Pimenta lembrou que, pelas regras da MP, os agricultores que detenham estoques de sementes transgênicas poderão plantá-las desde que assinem um Termo de Ajustamento de Conduta. Nesse documento, eles devem se comprometer a destruir sementes que sobrarem e a não levá-las de um Estado para outro.

Roundup Ready – Na semana passada, o Paraná impediu a entrada em seu território de caminhões com soja de Primavera do Leste depois que testes aplicados por fiscais estaduais detectaram a presença de transgênicos. Mas a soja transgênica plantada em Mato Grosso não é a mesma usada pelos agricultores do Rio Grande do Sul, afirmou ontem em São Paulo o secretário de Políticas Estratégicas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Jorge Guimarães.

Segundo o secretário, a soja Roundup Ready, da Monsanto, foi desenvolvida para climas frios, como os do Rio Grande do Sul, Argentina, Estados Unidos e Canadá, e não se adapta às temperaturas elevadas típicas do Centro-Oeste. A suspeita é que essa nova variedade transgênica esteja sendo produzida ilegal e clandestinamente na Argentina, para depois ser contrabandeada.

Segundo Guimarães, havia um protocolo da Monsanto e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que previa a introdução do gene da resistência ao herbicida glifosato, que caracteriza a variedade transgênica, na soja desenvolvida pela Embrapa para climas quentes. Esse acordo não saiu do papel por causa da polêmica sobre os transgênicos. “Mas alguém está produzindo essa soja, que está sendo plantada no Mato Grosso”, disse Guimarães, que participou do seminário Transgênicos no Brasil, realizado na Universidade de São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram