JornalCana

Mato Grosso inicia mobilização contra lei do zoneamento

A audiência pública realizada hoje na Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi o ponto de partida da mobilização pela derrubada das restrições à expansão do setor sucroalcooleiro nas áreas dos biomas Amazônia, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai, propostas pelo projeto de lei encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional. A ideia é repetir as grandes manifestações feitas pelos agricultores do Centro-Oeste em Brasília.

Os deputados estão articulando uma audiência pública no Congresso Nacional, com a participação dos representantes de Mato Grosso, que foram em parte prejudicados pela proibição, que atingiu a região do Pantanal.

A audiência pública de hoje lotou o auditório da Assembleia Legislativa e teve a participação das principais lideranças políticas de todos partidos: senadores, deputados estaduais e f! ederais, prefeitos e vereadores. A maioria dos discursos foi de críticas ao governo federal.

A única voz destoante foi de uma representante dos movimentos sociais de Mato Grosso, que, diante de uma plateia silenciosa, leu um manifesto com elogios à proibição ao plantio da cana e críticas aos deputados.

O discurso mais emocionado foi o de Godofredo Vitti, especialista em ciências do solo do País e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Vitti disse que a proibição à cana-de-açúcar é um absurdo e citou dados sobre a conservação do solo e sequestro de carbono proporcionado pelas lavouras. Em relação aos questionamentos ambientais, o professor disse que “se cana poluísse, o Estado de São Paulo estaria morto”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram