JornalCana

Material de referência facilitará comercialização do etanol

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está realizando estudos para a elaboração de material de referência para a padronização do álcool, tanto hidratado quanto anidro, produzido no Brasil e nos Estados Unidos. Este trabalho conta com a participação de um dos maiores laboratórios do governo norte-americano, o National Institute of Standards and Technology (Nist).

O projeto de padronização – anunciado, oficialmente, em dezembro no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) – nasceu de uma demanda do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) da região de Piracicaba, SP, e tem o objetivo de facilitar a comercialização internacional do álcool, evitando a criação de barreiras e entraves para a negociação do produto.

Esse trabalho disponibilizará materiais de referência com um conteúdo de impurezas que será aceito por outros países. A definição de normas e regulamentos possibilitará a padronização de um combustível uniforme, com o estabelecimento de parâmetros para teor de etanol, quantidade de água, de impurezas, nível de acidez, entre outros itens.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram