JornalCana

MasterCana Nordeste premia defensor do cooperativismo

img4316

Ele tem nome de santo e sobrenome de artista. Venceu na vida, como homem, profissional e figura pública e é uma das personalidades mais influentes e importantes de Maceió. Estamos falando de Francisco de Assis, o Doutor Assis, que recebe o troféu de Honra ao Mérito do Prêmio MasterCana Nordeste 2012, a partir das 19h30 hoje no Spettus Boa Viagem, no Recife, PE.

Assessor da diretoria do Grupo Carlos Lyra, o nome Doutor Assis não lhe foi dado por status, mas pelo reconhecimento de que ele, tal como um médico engajado, preocupa-se com o bem estar dos seus semelhantes. É um homem altruísta, benevolente, amado e respeitado pelos poderosos e menos favorecidos.

Aos 83 anos, o Doutor Assis esbanja vitalidade: caminha 4 km todos os dias na orla de Maceió, onde mora. Leva uma vida saudável: de manhã, diariamente, come meio mamão papaia com leite, café, pão e cereais. No almoço não come mais do que 300 gramas em comida livre de gorduras e no jantar, toma uma sopa ou canja leve. Antes de dormir, o doutor Assis ouve algumas das músicas de sua seleta coleção de CDs de música instrumental.

O doutor Assis pode ser considerado um dos 50 homens mais importantes de Alagoas dos últimos 50 anos. Por causa do seu caráter ilibado, pela importância que teve no crescimento do Grupo Carlos Lyra, onde fez carreira e pelos cargos públicos que ocupou interior do Estado e da capital.

O Doutor Assis recebe esta homenagem neste MasterCana Nordeste, também e especialmente porque é o principal responsável pela defesa e implantação em Alagoas do sistema cooperativista, iniciado quarenta anos atrás em Alagoas.

Nas suas palestras a pequenos agricultores do interior, para ilustrar os benefícios do cooperativismo, o qual defendia como causa, o Doutor Assis colocava um palito de dente atravessado entre os três dedos da mão direita e o quebrava facilmente. Em seguida, pegava dois palitos e os quebrava também facilmente. E ia aumentando o número de palitos entre os dedos e os quebrava, mas a dificuldade de quebrá-los também aumentava. Quando chegava aos 8 palitos, que é o número mínimo exigido por lei para se formar uma cooperativa, ele já não conseguia quebrá-los apenas com os dedos, mas precisava das duas mãos para fazê-lo. Com essa ilustração, seus ouvintes entendiam a mensagem de que precisavam juntar forças, entendiam que realmente, como dizia o slogan do cooperativismo, a união faz a força, e saíam dispostos a fundar cooperativas.

SERVIÇO

Prêmio MasterCana Nordeste

Horário: a partir de 19h30
Local: Spettus Boa Viagem, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1500 – Boa Viagem Recife/PE
Convites e informações: Rose Messias fone (16) 9153-8690
Email: rose@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram