JornalCana

Maria Zeferina busca sonho olímpico

A corredora de Sertãozinho, SP, Maria Zeferina Baldaia (clube Pinheiros) segue uma rotina intensa de treinos para conseguir participar pela primeira vez de uma olimpíada. Vencedora da Corrida de São Silvestre de 2001, ela ficou alguns anos parada devido a lesões musculares e voltou a correr há apenas um ano e meio. Nesse período mostrou que se recuperou bem e conquistou resultados importantes, como o terceiro lugar na última edição da São Silvestre. No início de 2008 foi a brasileira mais bem colocada na Corrida de Reis, realizada em Cuiabá, em que chegou em segundo lugar e conquistou a medalha de ouro da Corrida de São Sebastião, no Rio de Janeiro.

O treinamento para a seletiva dos Jogos Olímpicos de Beijing, na China, inclui 170 quilômetros de corrida por semana, além de exercícios para o fortalecimento da musculatura. O objetivo de Zeferina é alcançar o índice de 2h35min para disputar a categoria maratona, com percurso de 42 km e 195m. “Na Maratona de São Paulo de 2002 cumpri a prova em 2h36min por isso estou confiante que vou repetir o bom resultado e me classificar”, diz Maria Zeferina. Apenas três atletas brasileiras vão se classificar para as olimpíadas na categoria maratona. O local e data onde a atleta participará da seletiva ainda não foram definidos.

Maria Zeferina esteve em Piracicaba nesta terça-feira, 29 de janeiro, para assinar um contrato de patrocínio com a empresa Fermentec válido por um ano. “Por trabalharmos no setor sucroalcooleiro, nos sensibilizamos com a história dela, que é ex-cortadora de cana. Para treinar com concentração uma atleta precisa de estabilidade e por isso estamos apoiando a Zeferina”, afirma o presidente da Fermentec, Henrique Vianna de Amorim.

Maria se interessou pelo esporte quando participou de uma gincana, aos doze anos de idade, e venceu a prova. Depois não parou mais de correr e até hoje sua preparação é no meio dos canaviais. “Correr no canavial é mais tranqüilo do que nas ruas, por isso mantenho esse hábito até hoje”, conta a atleta.

Com informações da Fermentec

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram