JornalCana

MAPA divulga nova norma para fertilizantes orgânicos e biofertilizantes

Segmento tem mais de 500 empresas registradas no ministério e teve um faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2018

IN regula insumos integrantes do recém lançado Programa de Bioinsumos do MAPA

A Instrução Normativa (IN) nº 61, que estabelece as regras sobre definições, exigências, especificações, garantias, tolerâncias, registro, embalagem e rotulagem dos fertilizantes orgânicos e dos biofertilizantes, destinados à agricultura, foi publicada nesta quarta-feira (15), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A norma busca adequar e melhorar o dispositivo legal para a concessão dos registros e estabelecer procedimentos mais rápidos e eficientes, assim como incluir parâmetros adequados às mudanças tecnológicas dos últimos anos.

Em função de vários biofertilizantes terem sido desenvolvidos e introduzidos nos cultivos, foi preciso definir parâmetros na legislação, como a possibilidade de declarar ácidos húmicos e fúlvicos, aminoácidos, extratos vegetais e extratos de algas, em quantidades mínimas determinadas.

LEIA MAIS > 4 coisas que todo presidente de usina deveria saber sobre gestão de pessoas

Assim, garante-se a eficiência agronômica e melhoria no manejo para alcançar qualidade dos produtos e alimentos em que serão utilizados, trazendo benefícios para os agricultores usuários destes produtos especiais.

Além disso, a norma faz a adequação de vários padrões dos fertilizantes organominerais, tornando o instrumento legal mais adequado para registro dos produtos, além de objetividade e clareza para os consumidores destes produtos.

2o Canabio- Seminário de Manejo Biológico e Orgânico para cana-de-açúcar (Maratona Webinar) 

“De acordo com informações da Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), os fertilizantes orgânicos, organominerais, biofertilizantes e fertilizantes especiais tiveram um faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2018″ ressaltou o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hideraldo Coelho.

Ele afirmou ainda que o segmento compreende um universo de 504 empresas registradas no MAPA, que empregam cerca de 20 mil trabalhadores diretamente.

A IN regula insumos integrantes do recém lançado Programa de Bioinsumos.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram