JornalCana

Manutenção de equipamentos aumenta produção e traz economia

Victor Leone, da São Martinho, lembra da importância da gestão e manutenção dos ativos
Victor Leone, da São Martinho, lembra da importância da gestão e manutenção dos ativos

É fato que as usinas já não esperam por melhorias vindas de ambientes externos. Cada unidade tem buscado alternativas para se manter rentável de acordo com suas necessidades. Algumas práticas, entretanto, são validas para todas, como a manutenção dos equipamentos em bom estado.

Victor Leonel de Carvalho Filho, gestor de manutenção industrial da Usina São Martinho, esteve no 15° SBA – Seminário Brasileiro Agroindustrial, evento promovido pela Stab nesta semana em Ribeirão Preto (SP), e falou sobre o assunto. “O trabalho da manutenção é atender o processo produtivo, que precisa dos equipamentos em condições para suprir a demanda com custo acessível e de maneira segura”, afirmou.

Questionado sobre a realização das manutenções em um momento financeiro conturbado, ele cita dois fatores que fazem a diferença. “Primeiro que existem investimentos de baixo custo. São cuidados que demandam mais trabalho do que dinheiro. Já os investimentos de maior peso também não podem ficar de lado, precisam ser planejados, pois se não fizer, pode custar mais no futuro”.

Como exemplo, ele cita a substituição de aço carbono por inox realizada em equipamentos da São Martinho. “Se não tivéssemos investido nisto há alguns anos, hoje nosso custo seria muito maior. Investimentos gradativos não podem deixar de ser feitos, pois a conta pode aparecer em uma situação pior”, finaliza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram