JornalCana

Manutenção adequada eleva eficiência do preparo e extração

RENATO ANSELMI, DE CAMPINAS, SP

A manutenção adequada dos equipamentos e seus componentes que fazem parte do sistema de preparo e extração de cana-de-açúcar é fundamental para que sejam minimizados os problemas relacionados à eficiência dessas operações.

Os cuidados com o sistema de preparo da cana incluem, por exemplo, a necessidade de verificação e substituição de facas do picador e de martelos do desfibrador – sempre quando for necessário – devido ao desgaste gerado pelas características da fibra da cana e das condições operacionais nesta etapa da produção industrial.

No caso do picador e desfibrador, existe também a possibilidade de adoção de medidas visando a ampliação da vida útil de seus componentes. O emprego de produtos, disponibilizados pelo mercado, para revestimento e recuperação da superfície de diversos componentes é uma opção para manter a eficiência e ampliar a periodicidade de substituição de facas e martelos.

O mesmo procedimento pode ser adotado para outros itens da planta industrial submetidos a desgastes, como bagaceiras, rodetes, engrenagem de acionamento, entre outros.

Além da manutenção adequada, há diversos recursos – como chapisco, picote, sistema para medição de torque, aço inoxidável, acoplamentos flexíveis – que podem ser utilizados para o aprimoramento do desempenho de equipamentos das etapas de preparo de cana e extração do caldo.

Leia matéria completa clicando aqui.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram