Mercado

Mantido o veto sobre produtos transgênicos

A Comissão Européia (CE) não sabe por quanto tempo o veto de quatro anos da Europa sobre produtos transgênicos continuará em vigor, informou a comissária do Meio Ambiente, Margot Wallstroem.

As leis aprovadas pelos ministros do Meio Ambiente e pelos ministros da Agricultura da União Européia (UE) visam reabrir o mercado europeu para alimentos transgênicos ampliando a rotulagem e determinando padrões.

“Parei de citar uma data para quando poderemos retomar a autorização de alimentos transgênicos”, afirmou Margot Wallstroem. “O que a CE pode fazer é posicionar a estrutura legislativa que nos permite tomar decisões”.

Um grupo de países, encabeçado pela França, bloqueou as aprovações de venda de produtos feitos por companhias como a Monsanto e DuPont desde 1998, devido ao temor de possíveis riscos para a saúde. As novas regras, que precisam ser aprovadas pelo Parlamento Europeu, podem ajudar a remover as ameaças dos Estados Unidos de mover uma ação na Organização Mundial de Comércio (OMC).

Altos funcionários dos EUA, que fornece 70% dos produtos transgênicos do mundo, informam que o congelamento vai contra a pesquisa cientifica. A CE, a unidade reguladora da UE, com sede em Bruxelas, não tem poder para ordenar os governos a deixar os novos alimentos transgênicos entrarem nos seus mercados.

“Estamos bem posicionados para retomar as autorizações”, disse Wallstroem. “Só quando concedermos as autorizações é que a situação poderá voltar a brilhar para nossos parceiros comerciais”. (Gazeta Mercantil)

Banner Revistas Mobile