JornalCana

Manifesto expõe necessidades de produtores de cana

Enfrentando uma das piores crises da história do setor, os produtores de cana deixaram claro durante o manifesto “Dia da Competitividade do Etanol”, que aconteceu ontem, dia 24 de abril, que necessitam de um projeto de incentivo a bioeletricidade, o aumento de 2,5% na quantidade de etanol na gasolina (que passaria de 25% para 27,5% do total do combustível), além de vantagem tributária para o biocombustível. O encontro aconteceu na região central do estado de São Paulo, com reunião final em Jaú, SP.

O evento, que começou em Lençóis Paulista reuniu mais de 3 mil pessoas entre fornecedores de cana, produtores rurais e trabalhadores do setor sucroenergético de Dois Córregos, Bocaina, Boraceia, Mineiros do Tietê, Pederneiras e toda a região de Jaú, na manhã desta quinta-feira em uma manifestação pacífica na vicinal que dá acesso à Rodovia Deputado Leonidas Pacheco, entre Jaú e Bariri. O movimento foi organizado pelas Associações dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana), Lençóis Paulista (Ascana), Bariri (Assobari) e Barra Bonita (Afibb).

“Mais de 40 usinas foram fechadas nos últimos seis anos, gerando desemprego e afetando a saúde financeira das cidades em que estavam instaladas, e isso precisa acabar”, segundo Eduardo Romão, presidente da Associcana.

Ela completa que se o setor quiser levar o recado de que as usinas estão quebrando, assim como os fornecedores, e o problema pode vir para nossa região, precisamos chamar a atenção dos prefeitos. “Eles precisam tomar a iniciativa de colocar o setor em suas pautas de reivindicações estaduais e federais, para não sofrer as consequências de uma eventual quebra das empresas aqui localizadas”.

A manifestação contou com a presença de autoridades e representantes do setor sucroenergético, tais como o Deputado Federal Arnaldo Jardim, o Deputado Estadual Pedro Tobias, prefeitos e vereadores de mais de 10 cidades da região de Jaú.

Confira imagens na galeria abaixo:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram