JornalCana

Maior oferta de açúcar deve manter preço em queda

O aumento da oferta de açúcar e álcool no centro-sul, apesar de a safra estar atrasada, tende a manter pressionados os preços internos dos dois produtos nas próximas semanas, afirmaram corretores ontem.

A safra do centro-sul brasileiro está progredindo mais lentamente que o previsto devido à falta de equipamentos nas usinas e a rendimento industrial inicial da cana abaixo do esperado. Também há temores que chuvas no centro-sul iniciadas na quinta possam comprometer a moagem no fim de semana.

“Os preços do açúcar [no mercado interno] já apresentam certa tendência de queda. É lenta porque nem todas as usinas voltaram a moer, mas ainda há pressão de estoques da [safra] 2006/07”, disse Mariana Pessini, da Esalq.

Até quarta, 97 usinas estavam em operação no centro-sul, segundo Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), onde operam quase 270 usinas.

Estimativa preliminar da Unica apontou safra no centro-sul 13% maior que a anterior, em 420 milhões de toneladas. A produção de açúcar atingiria 27,5 milhões de toneladas, quase 2 milhões a mais que em 2006/07. A saca (50 kg) de açúcar branco cor 150 era negociada no mercado interno por R$ 32-33 (com impostos), em baixa de quase 5% em abril. Há um ano, o produto saía por R$ 50, e o movimento era de alta.

“No ano passado, a situação estava muito apertada, com usinas priorizando a exportação. Este ano, os preços internacionais estão em baixa, a produção foi maior (em 2006/07), e chegou a hora de limpar os estoques”, disse ela. O álcool também está sob pressão nos últimos dias, especialmente o hidratado. A demanda pelo produto também está se aquecendo, disseram analistas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram