JornalCana

Mães e filhos que trabalham juntos na Uruaçu compartilham experiências

Em comemoração ao Dia das Mães, companhia homenageia colaboradores contando suas histórias

Da direita para esquerda -Alvaro (rßdio na cintura), Neto, Jordania e Eduardo Filho

A cadeia sucroenergética tem importante contribuição na geração de renda e de empregos de diversas cidades brasileiras, em muitos casos, sendo o local de trabalho de mais de um membro de uma família.

É o caso da assistente administrativo, Jordânia Ancelmo de Morais, de 47 anos, que trabalha na Uruaçu Açúcar e Álcool desde 2015, quando saiu de Pernambuco em busca de oportunidades para ela o esposo.

Mãe de três, os dois filhos mais novos vieram com ela, Álvaro Ancelmo de Morais Coutinho, 22, e Eduardo de Morais Coutinho Filho, 23, para estudar. Já o mais velho, Josenildo Ancelmo da Silva Neto, 29 anos, ficou, pois na época trabalhava. Apenas em 2017, ele veio para Goiás, após receber um convite para trabalhar na unidade sucroenergética.

Atualmente, a mãe e os três filhos trabalham na empresa, cada um em seu departamento. “Vejo na usina outras mães que são da minha terra que deixaram os filhos e me sinto privilegiada de ter todos aqui, junto de mim”, revela.

Os mais de dois mil quilômetros que os separaram hoje não existem. No cotidiano todos seguem juntos para o trabalho no ônibus e aproveitam o intervalo do almoço para passar mais tempo juntos.

LEIA MAIS > Brasil negocia compra de fertilizantes na Jordânia, Egito e Marrocos

O filho mais velho, Josenildo, mas conhecido como Neto, faturista líder da usina, afirma que a mãe é seu alicerce e seu ponto de paz.  “Quando recebi a proposta de emprego vim de prontidão por dois motivos: ter possibilidades de crescimento profissional e ficar mais próximo da minha família”.

Ele ainda revela que depois que se mudou descobriu que a mãe tinha feito uma promessa na igreja para ele conseguir uma oportunidade em Goiás. “Vou todos os dias à casa da minha mãe, da minha família, com a minha filha de um ano”, fala contente.

Alba e Rafael

Outra mãe que tem a felicidade de almoçar com o filho e ainda passar um tempo de bom bate papo no ônibus com o filho, é a líder do posto Alba Valéria de Souza Nascimento, 51 anos. Ela se mudou com o marido do Pernambuco para Goiás em julho de 2020. Mas este ano foi abençoado. E seu filho, Rafael  Fernandes de Melo Neto, 30, engenheiro mecânico,  foi convidado a trabalhar na usina.

“Quem ficava quilômetros de distância agora tem a oportunidade de estar sempre perto. É gratificante”, releva Alba. “Na física existe o centro de gravidade, que concentra todas as forças. Essa é a minha mãe”, fala o engenheiro.

Rafael afirma que por ser novo no município está fazendo colegas de trabalho e se sente seguro ao saber que no mesmo ambiente de trabalho têm pessoas que ele pode confiar. “Sei que tenho que fazer bem o meu trabalho. Pois qualquer erro meu pode respingar na minha mãe”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram