JornalCana

Lula visita usina-piloto da Petrobras

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou nesta sexta-feira, dia 26, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), para conhecer as pesquisas pioneiras realizadas pela Petrobras em bioetanol (combustível obtido a partir de resíduos agroindustriais, representando a segunda geração de biocombustíveis).

Na visita o presidente conheceu a primeira unidade-piloto brasileira para testes de produção de bioetanol pela ação enzimática, que está em operação no parque de Plantas Piloto do Cenpes. A unidade experimental foi desenvolvida pelo Cenpes em parceria com a empresa brasileira Albrecth, e faz parte da etapa de testes piloto da produção do novo combustível.

No equipamento, os pesquisadores utilizarão resíduos agroindustriais – em especial, o bagaço de cana-de-açúcar, o mais expressivo rejeito agrícola no Brasil – para produzir etanol com as mesmas características do etanol convencional produzido a partir da cana.

A planta experimental representa uma etapa intermediária do projeto de pesquisa em bioetanol (etanol de lignocelulose), iniciado pela Petrobras em 2004, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras universidades brasileiras. Como resultado desta pesquisa, a Petrobras já fez o depósito de dois pedidos de patentes, no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Diante dos novos desafios tecnológicos, a Petrobras está ampliando sua infra-estrutura para pesquisa e desenvolvimento. Está em andamento uma obra de expansão que vai duplicar as instalações do Cenpes, com novos laboratórios e unidades-piloto – parte deles dedicados às crescentes pesquisas em biocombustíveis e outras energias renováveis. Os investimentos na expansão do Centro somam mais de RS$ 900 milhões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram