JornalCana

Lula visita unidade de produção de bioetanol no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para o Rio de Janeiro onde visita o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), da Petrobrás, na Ilha do Fundão. Ele conhecerá a unidade-piloto de um projeto de pesquisa em bioetanol, que é um biocombustível produzido a partir de resíduos agroindustriais (lignocelulose). Segundo a Petrobrás, a usina de bioetanol é a primeira unidade-piloto brasileira para testes de biocombustível a partir da quebra de moléculas por enzimas.

A unidade produz etanol em escala experimental a partir do bagaço de cana-de-açúcar ou de torta de mamona (resíduo da produção do biodiesel). Ainda de acordo com a estatal, esse processo tem atualmente um rendimento equivalente a 220 litros de etanol por tonelada de bagaço de cana-de-açúcar. A produção é feita em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na visita ao Centro de Pesquisas, o presidente Lula presenciará também testes para produção de biodiesel a partir tecnologias inovadoras e de diesel obtido pelo processo H-Bio. O presidente deve voltar ainda hoje para Brasília.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram