JornalCana

Lula vai adiantar meta do biodiesel

Em reunião de trabalho no estilo de programa eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a possibilidade de antecipar de 2008 para 2007 a obrigatoriedade de adição de 2% do biodiesel ao óleo diesel.

Diferentemente das regras do cerimonial do governo, o encontro, que reuniu três ministros e dezenas de representantes da cadeia produtiva do biodiesel, foi aberto à imprensa.

Ao lado dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, Lula ressaltou que os avanços na área vão ser compartilhados por todos. Tem toda uma engenharia de oportunidades´, disse. Nem o governo nem o empresário têm de tentar ser mais esperto que todo mundo. Rondeau disse que será possível realizar este ano o quinto leilão do combustível produzido a partir de oleaginosas. Segundo ele, nos quatro leilões realizados até agora foram arrematados 840 milhões de litros. Esse volume arrematado significa a antecipação, para este ano, da meta de produção de 2007. A adição de 2% do biodiesel ao óleo diesel foi prevista para 2008 e 5% para 2013.

O ministro recorreu até ao marketing da rede McDonalds para destacar a importância do biodiesel. O McDonalds não vende sanduíche, vende alegria e felicidade, disse. Assim como sanduíche não é só sanduíche, o biodiesel não é só combustível, mas uma solução econômica, afirmou. Lula riu.

A matéria-prima usada para produzir biodiesel pode ser cultivada em pequenas propriedades rurais. Por isso, o combustível é visto no governo como um programa energético e , ao mesmo tempo, de inclusão social.

Usando slides, Rondeau mostrou que 7 usinas de biodiesel estão em operação, 14 aguardam autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e outras 16 estão em construção.

Segundo ele, cada usina tem capacidade de produzir 123 milhões de litros por ano. Outros 20 projetos de construção de usinas estão em estudo. Cerca de 205 mil famílias já atuam na produção de mamona, girassol e outros vegetais usados na fabricação do biodiesel.

SERIEDADE

Lula disse que o biodiesel é o projeto ideal para despoluir o planeta, encher o estômago das pessoas de comida e evitar conflitos por causa do petróleo. O mundo clama por paz e harmonia, afirmou. É uma coisa um pouco mágica porque nem todos têm a dimensão do que pode acontecer no mundo com o biocombustível. O presidente salientou que o programa não pode crescer desordenadamente para evitar erros cometidos pelo governo no projeto do Proálcool, o Programa Nacional do Álcool, criado em 1975 por Ernesto Geisel.

Lula relatou que o governo japonês demonstrou interesse no biodiesel, mas contestou a seriedade do Brasil em produzir o combustível. A preocupação deles era saber se éramos sérios o suficiente, enquanto país, enquanto empresa, para, na hora em que eles assumissem a responsabilidade de levar (o biodiesel) para o posto de gasolina, saber se íamos atendê-los, contou.

Rondeau destacou que o biodiesel representa não apenas um combustível, mas também uma solução econômica. O ministro Guilherme Cassel ressaltou a importância dos resultados dos quatro primeiros leilões do biodiesel para a agricultura familiar. Os leilões superaram a desconfiança inicial´, afirmou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram