JornalCana

Lula quer antecipar mistura de biodiesel ao diesel comum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo pretende trabalhar em harmonia com o setor de produção de biodiesel e com as montadoras para tentar antecipar o início da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel comum. Atualmente a lei prevê que todo o diesel vendido no País terá de conter, a partir de 2008, 2% de biodiesel. Em 2013, esse percentual passará para 5%.

Em discurso para agricultores no Palácio do Planalto, Lula disse que o governo não quer “atropelar” o processo. “Isso (a antecipação) poderia ser feito por decreto, mas queremos fazer em harmonia. Não queremos atropelar. Senão, vamos com muita sede ao pote e nunca se faz nada bem quando vamos com muita sede ao pote.” O presidente afirmou que as montadoras “devem perder o medo e vão acabar com esse negócio de demorar até 2008, 2010 para ver esse negócio todo.”

Lula disse ainda que o governo oferecerá todo o apoio necessário ao desenvolvimento da produção de biodiesel. “Daremos mais crédito para ajudar a financiar quem está querendo começar”, prometeu.

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou, após o discurso de Lula no Planalto, que a antecipação do cronograma é possível tecnicamente, mas ainda não está confirmada. De acordo com ele, o mais interessante seria criar metas intermediárias entre 2008 e 2013 que possibilitem misturar 3% e 4%, gradativamente, até se chegar aos 5% previstos para 2013.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram