JornalCana

Lula promete mais conquistas em 2004

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem, após a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito da Defesa a 125 autoridades, um balanço de seu governo. Começou o discurso dizendo que está mais otimista agora do que no início de seu mandato, e que 2003 foi um ano de muitas realizações, mas que 2004 tende a ser melhor.

A maior conquista deste ano, segundo Lula, foi a recuperação da credibilidade externa e interna do país e os avanços junto a setores empresariais, sem perder a credibilidade no setor social, que foi a razão maior de sua eleição. “Estou otimista porque conseguimos provar que o Brasil tem um espaço a ocupar no mundo globalizado. Em poucos momentos de nossa história, o Brasil gozou de tanta responsabilidade política e econômica”, defendeu o presidente.

Sobre a economia brasileira, ele disse acreditar que o país também deu um grande passo este ano. Citou como exemplo a estabilidade da inflação e do risco Brasil. “O Risco Brasil estava em 2.400 pontos no final do ano passado e hoje está a menos de 500 pontos. A inflação estava prevista para 40% e vamos chegar em 2004 com no máximo 6%”, lembrou.

O presidente também mencionou os índices do superávit primário. “Nosso país não tinha um dólar sequer para financiar as nossas exportações e terminaremos o ano com um recorde de toda a nossa história, um superávit comercial de 24 bilhões de dólares”, afirmou.

Sobre sua viagem aos países árabes, Lula garantiu ter aberto portas à economia brasileira. “Fomos lá para fazer negócios, dizer que o Brasil quer comprar, vender e trocar conhecimentos científico e tecnológico com aqueles países”.

O presidente Lula também falou sobre às reformas tributária e previdenciária. Garantiu que até o próximo dia 19 elas (reformas tributária e previdenciária) serão promulgadas. “Em 2003, colocamos a casa em ordem. Avançamos nas reformas, coisa que havia sendo adiada há anos”, disse.

Para os próximos anos de mandato, Lula garantiu avanços na área econômica, política e social. “Se em 11 meses demos os passos que demos, posso dizer que os futuros serão maiores, em solos seguros e terras mais férteis”. Uma das promessas para os próximos anos é investir nas Forças Armadas. “Vamos recuperar as Forças Armadas. Não adianta ter um grupo de generais, se não tem sequer pólvora para usar”, afirmou Lula. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram