JornalCana

Lula promete aos africanos ajuda na revolução verde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta quarta-feira aos países africanos ajudá-los a fazer sua “revolução verde”, na abertura da reunião de cúpula da União Africana (UA) em Sirte (Líbia), cujo tema oficial é o desenvolvimento agrícola.

Em um discurso para os chefes de Estado africanos, Lula defendeu a “revolução” dos biocombustíveis e a produção dos mesmos, a partir por exemplo da cana-de-açúcar para que a África produza etanol.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de etanol, atrás dos Estados Unidos, mas é o maior exportador do planeta.

No discurso, Lula também defendeu o reforço da cooperação sul-sul “como força de ataque contra as iniquidades que persistem na ordem mundial”.

“Nós temos com a África desafios de desenvolvimento similares”, declarou Lula, que citou a luta contra a fome e a pobreza, assim como o fornecimento suficiente de alimentos à população.

Lula também manifestou o “compromisso de ajudar a África a promover sua própria revolução verde”, que “não deve ser feita sem a agricultura familiar, e que deve criar empregos”.

O anfitrião do evento, o líder líbio Muammar Kadhafi, afirmou que a ideia de potencilizar os biocombustíveis parece “interessante, desde que isto não se faça em detrimento da comida”.

O líbio aceitou, no entanto, em nome da UA, uma proposta de Lula de organizar no Brasil uma reunião com os ministros africanos da Agricultura.

O presidente do Brasil é o convidado oficial da 13ª reunião de cúpula da UA. Outros dois convidados, o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad e o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, desistiram de participar no último momento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram