JornalCana

Lula inaugura projetos de energia no Rio Grande do Sul amanhã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), devem acionar em caráter experimental os 12 primeiros geradores do Parque Eólico de Osório (RS), nesta quarta-feira. No total, o empreendimento terá 75 geradores que estarão prontos para funcionar até o final do ano, quando produzirão 150 MW de eletricidade, com a criação de 1.350 empregos diretos e indiretos.

– A construção das primeiras usinas eólicas no Rio Grande do Sul faz parte do nosso projeto de diversificar a matriz energética gaúcha, fomentar a economia local e regional e tornar o Estado auto-suficiente na produção de energia elétrica – afirmou Rigotto.

A energia que será produzida pelos ventos em Osório representa 10% do total que o estado importa atualmente. A capacidade de geração elétrica instalada no Rio Grande do Sul é de 3.818 MW (oriundos de usinas hidrelétricas, termelétricas a óleo combustível, a gás natural e a carvão mineral), mas o consumo chega a atingir picos de 4.350 MW no verão.

O excedente que será gerado no parque eólico vai melhorar o atendimento à população, principalmente no litoral norte gaúcho, região mais afetada pelo efeitos das temporadas de férias.

Na reserva indígena do Guarita, em Tenente Portela, município ao Noroeste do estado, o presidente Lula vai inaugurar na manhã desta quarta-feira o programa “Luz para todos”. Na reserva moram 7.500 índios das etnias kaingang e guarani, que serão beneficiados com 1.071 ligações residenciais de energia elétrica.

As obras do programa “Luz para todos” que serão inauguradas por Lula amanhã receberam investimentos de R$ 2,5 milhões do governo federal em parceria com a Rio Grande Energia (RGE). Segundo o Ministério de Minas e Energia, a implantação do projeto vai permitir o aumento da renda da comunidade, que vive basicamente da agricultura familiar, com o plantio de milho, feijão, fumo, frutas, soja, verduras, leite e derivados.

Os agricultores planejam a compra de resfriadores e freezers para produzir e comercializar leite e derivados. Além do desenvolvimento da economia local, a eletricidade também vai proporcionar mais conforto às famílias atendidas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram