JornalCana

Lula inaugura centro de bioetanol em Campinas

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) será inaugurado hoje (22), às 15h30, no Polo II de Alta Tecnologia, em Campinas, SP, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O laboratório vai estudar a produção, em larga escala, do etanol de 2ª geração (celulósico).

O CTBE conta com recursos iniciais de R$ 69 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O laboratório será coordenado pelo professor do Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, Marco Aurélio Pinheiro Lima.

O laboratório desenvolverá tecnologia eficiente e sustentável de conversão da biomassa da cana-de-açúcar em energia química renovável. Uma Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP) permitirá o escalonamento de tecnologias relacionadas à produção de etanol a partir do bagaço de cana.

De acordo com Marco Aurélio, o CTBE pretende criar um ambiente industrial de pesquisa, que possa trazer processos de sucesso da universidade para uma escala intermediária entre o laboratório e a usina.

O etanol de celulose é produzido a partir da transformação de biomassa em açúcar. Toda matéria vegetal é constituída de lignocelulose, um conjunto de polímeros formado por celulose, hemicelulose e lignina.

A celulose e a hemicelulose podem gerar etanol celulósico. Antes da fermentação, porém, é preciso quebrar suas cadeias químicas para obter o açúcar. As duas técnicas mais conhecidas são as hidrólises enzimática e ácida. Na primeira, mais lenta, uma enzima faz a quebra; na segunda, a tarefa fica a cargo de um ácido.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram