JornalCana

Lula e Bachelet se reúnem em SP para discutir cooperação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira (30) em São Paulo a mandatária chilena, Michelle Bachelet, para um encontro que deverá ter como temas principais a cooperação comercial, políticas migratórias e projetos na área de energia.

Segundo fontes diplomáticas, durante a reunião, que ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os mandatários se dedicarão principalmente à agenda bilateral, mas haverá espaço para questões de cunho regional, como o golpe de Estado em Honduras e os rumos da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Lula poderá apresentar à presidente chilena a proposta de aumentar o nível de etanol brasileiro, feito a partir da cana-de-açúcar, na gasolina dos veículos chilenos. Já Bachelet defenderá pesquisas para o desenvolvimento do etanol da chamada segunda geração, fabricado com celulose.

Quanto a projetos de infraestrutura, haverá debates sobre a construção do corredor que conectará o porto de Santos, no Oceano Atlântico, ao porto chileno de Arica, no Pacífico, passando pela Bolívia. Bachelet estará acompanhada de uma delegação formada por ministros e empresários e encerrará, na Fiesp, o seminário “Brasil-Chile: Novas Fronteiras para as Relações Econômico-Comerciais”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram