JornalCana

Lula diz que analisa estoque regulador de álcool

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o governo analisa o tema da formação de estoques reguladores de álcool no país, com o objetivo de estabilizar o fornecimento.

“Estamos discutindo com a Petrobras… precisamos estabelecer uma espécie de estoque regulador de álcool”, afirmou o presidente em entrevista coletiva.

Para ele, o mecanismo, uma reivindicação antiga do setor produtor de álcool no Brasil, seria importante para assegurar ao mercado local e a compradores externos confiabilidade no fornecimento do combustível.

Ainda sobre o setor de açúcar e álcool, o presidente afirmou que é necessária uma análise sobre a situação dos trabalhadores.

“Esse é um segundo passo, temos que discutir a humanização do setor de cana no Brasil.”

O Ministério Público do Trabalho investiga atualmente uma possível ligação entre mortes ocorridas de cortadores de cana no campo com excesso de trabalho.

Lula voltou a defender os biocombustíveis como uma ferramenta para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa no planeta e também como uma alternativa importante de renda para os países em desenvolvimento, que poderiam produzir as matérias-primas ou mesmo o combustível renovável.

“A grande chance do continente africano se desenvolver é a hora em que o mundo desenvolvido introduzir 10 por cento de álcool na gasolina ou introduzir nos seus caminhões o biodiesel.”

“Vou para a reunião do G8 e vou dizer: vamos desaquecer o planeta utilizando mais álcool e biodiesel, plantando mais girassol, mamona, coisas que possam significar o sequestro de carbono”, afirmou Lula.

Segundo ele, os países em desenvolvimento estão oferecendo solos, água, sol para o plantio das matérias-primas necessárias para os biocombustíveis.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram