JornalCana

Lula diz não querer repetir erros do Proálcool com programa de biodiesel

O governo brasileiro deu início no dia 24 de março ao Programa Nacional de Biodiesel, ao inaugurar a primeira usina que comercializará o combustível produzido a base de girassol e nabo forrageiro, na cidade de Cássia (MG). A Usina de Biodiesel Soyminas terá capacidade para produzir 12 milhões de litros do novo combustível.

Segundo informações da Agência Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse na inauguração, que o projeto de produção do novo combustível está começando sem repetir erros do passado. Lula lembrou que, nos anos 90, o Próálcool atendia 90% da frota de carros produzidos no Brasil, embora a produção de carros movidos a álcool fosse interrompida.

“O açúcar estava desvalorizado, e o álcool também, porque não tinha consumo”, afirmou o presidente. “Estamos começando pequenos. Estamos começando com 2% do biodiesel nos motores de tratores, carros, caminhões, ônibus”, disse.

Segundo o presidente Lula, o incentivo à produção de álcool também tem sido foco de ações do governo. “Os produtores de álcool têm certeza de que o governo está tratando o álcool com seriedade. A indústria automobilística voltou a produzir carro a álcool”, ressaltou o presidente.

A respeito da produção do biodiesel, Lula afirmou que o programa de incentivo à produção do novo combustível no país contará com o apoio logístico da Petrobras para garantir a distribuição do produto em território nacional, a distribuição será o principal desafio para o sucesso do programa.

“É uma grande responsabilidade a gente fazer com que o programa do biodiesel tenha uma dimensão nacional e possa se transformar num combustível definitivo para o Brasil. Quanto mais crescer o consumo mais aumentará a nossa responsabilidade de não permitir que uma brasileira, um brasileiro em qualquer lugar do Brasil que quiser colocar biodiesel no carro não consiga”, disse o presidente, que destacou que o Brasil ainda importa hoje cerca de US$ 2 bilhões de petróleo, matéria-prima do diesel comum. A produção da usina deve gerar R$ 9 milhões de reais por ano à economia do município.

Segundo Lula o projeto da usina está amparado em uma ampla parceria entre prefeitura, setor privado, governo federal e agricultura familiar. A produção da matéria-prima do biodiesel, de acordo com o presidente, já beneficia 200 famílias na cidade de Cássia.

“Na próxima safra serão duas mil, e em três anos, 8 mil pequenos agricultores que estarão integrados no projeto”, concluiu o presidente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram