JornalCana

Lula divulga novo Plano de Safra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje o Plano de Safra 2004/05, com vigência a partir de julho, para uma produção de cerca de 120 milhões de toneladas de grãos. A expectativa do mercado é de que os recursos ultrapassem R$ 45 bilhões (17% superior ao ciclo anterior), dos quais 15% serão destinados aos pequenos agricultores e o restante à agricultura comercial.

As operações do crédito rural para nova safra devem ser mais simplificadas e boa parte dos recursos será redirecionada para custeio e comercialização. A safra nova terá algumas normas do crédito rural alteradas, com ajustes na alocação dos recursos da exigibilidade bancária (25% dos depósitos à vista e 40% da poupança rural). As mudanças foram votadas na quinta-feira pelo Conselho Monetário Nacional.

O governo mantém a intenção de levantar dinheiro do mercado para financiar a agricultura. A idéia é lançar o CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio), o CDA (Certificado de Depósito Agropecuário) e o WPA (Warranty de Produto Agropecuário). Os papéis teriam como função financiar parte da safra com capital privado. Também vai desburocratizar o acesso ao EGF – Empréstimo do Governo Federal – , eliminando exigências e reduzindo o número de documentos necessários.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram