Mercado

Lula discute reunião com Bush com indústria canavieira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se agora há pouco com o presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, que pediu mais investimento em pesquisa no setor para que o Brasil continue se expandindo na produção do etanol. A conversa acontece uma semana antes da visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que, entre outros assuntos, tratará da compra de etanol ao Brasil.

Carvalho afirmou que além da pesquisa, o Brasil está interessado em discutir com o governo americano quais serão os próximos passos efetivos para melhorar o comércio de etanol entre os dois países. Atualmente, os Estados Unidos cobram 2,5% de taxa, mais R$ 0,30 por litro de álcool importado do Brasil. A expectativa do governo brasileiro é que essa taxa seja reduzida.

– Não podemos aceitar que o comércio de etanol entre os dois países seja feito como se estivéssemos no século XIX – disse Carvalho.

De acordo com o presidente da Unica, atualmente o Brasil produz 18 bilhões de litros de etanol por ano. Desse total, 3,5 bilhões são exportados, sendo que os Estados Unidos compram 2,5 bilhões. Ele afirmou que nos próximos seis anos a expectativa é que a produção atinja 30 bilhões de litros anuais.

– Nossa principal preocupação é com o atendimento do mercado interno – disse.

Banner Revistas Mobile