JornalCana

Lula defende etanol para rei sueco

Durante o encontro que teve com o rei sueco, Carl Gustaf, ontem em Brasília (DF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que espera que a Suécia se torne um aliado do Brasil na abertura do mercado europeu ao etanol. “Com iniciativas inovadoras em energia renovável, limpa e eficiente estamos indicando a direção a seguir”, informou Lula.

Para o presidente brasileiro, a Suécia têm um papel decisivo a desempenhar na COP 16 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) que será realizada no México este ano e também destacou o interesse dos dois países no uso de combustíveis menos poluentes.

Os chefes de Estado destacaram o aumento do comércio bilateral, que passou de US$ 900 milhões em 2003 para US$ 2,3 bilhões em 2008. Carl Gustaf lembrou que pelo menos 200 empresas suecas operam no Brasil e contam com 50 mil empregados.

O rei afirmou que o objetivo da visita é aumentar o comércio e os investimentos entre a Suécia e Brasil. Antes do almoço, os dois anunciaram a criação de um Conselho de Negócios Brasil-Suécia, cujo objetivo será, segundo Lula, “multiplicar os avanços e identificar novos horizontes de cooperação”.

O rei da Suécia, Carl Gustaf, aproveitou o encontro que teve com o presidente para advogar pelos aviões de combate da empresa sueca Saab, enquanto o líder brasileiro defendeu o etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram