JornalCana

Lula declara que não haverá “apagão” no Brasil e nem no ES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta segunda-feira durante a inauguração da subestação de energia de Viana, município da Grande Vitória, que não acredita na possibilidade do Brasil e o Espírito Santo virem a enfrentar novos “apagões” por sobrecarga das linhas de transmissão ou por carência na geração de energia.

“Não acredito que tenhamos o apagão nos próximos anos no Brasil. Nós estamos cuidando para que o Brasil não tenha nunca mais apagão. O que nós fizemos nesses quatro anos foi muito importante com as linhas de transmissões, com as hidrelétricas, com as eólicas, com a biomassa, com as termoelétricas, para que o Brasil não sofra apagão. Eu estou convencido de que não teremos mais. Nós não teremos mais apagões e, aqui, no estado do Espírito Santo, não haverá mais apagão. O estado do Espírito Santo está bem atendido e o sistema que foi feito aqui é um sistema que vai permitir a este estado crescer por muito tempo”, destacou Lula.

O presidente, que disse ter deixado de participar da inauguração de uma hidrelétrica em Minas Gerais, ressaltou que decidiu vir ao Espírito Santo pela importância que representa a subestação para o desenvolvimento do Estado. “Ou eu viria a Viana ou eu iria a Minas Gerais inaugurar uma hidrelétrica, junto com o governador Aécio e com a direção da Cemig. E foi o ministro Silas Rondeau que me convenceu, junto com o governador, a fazer a opção de vir aqui, em Viana, inaugurar esta subestação, por uma razão muito importante. É pelo significado que esta obra tem para o futuro desenvolvimentista do estado do Espírito Santo”, salientou Lula.

Citando números mas sem citar nomes, o presidente destacou que os investimentos do Governo Federal no setor energético têm incomodado muita gente. “O dado concreto é que isso incomoda muita gente. O dado concreto é que com os leilões que nós fizemos, em dezembro, e obras que estarão prontas em 2007, nós estaremos realizando, de linha de transmissão, 21% de tudo o que foi feito em 122 anos no Brasil”, ressaltou Lula.

A subestação de Viana foi construída em oito meses e consumiu recursos da ordem de R$ 122 milhões.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram