JornalCana

Lula cobra fim de subsídios agrícolas europeus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, fizeram uma declaração conjunta nesta quarta-feira no Palácio do Planalto. No texto, informam que pretendem aumentar o diálogo bilateral em relação às fontes renováveis de energia, principalmente etanol e biodiesel.

Será realizado em outubro, no Panamá, o Seminário América Latina-União Européia (UE) sobre Energia Renovável. Porém, o padrão de TV digital que será implantado no país não foi nem remotamente citado. A UE pretendia que o Brasil escolhesse o DVB, padrão europeu de TV digital.

– As energias renováveis, por sua importância econômica e ambiental, devem merecer nossa especial atenção – afirmou Lula.

O presidente brasileiro ressaltou que a UE é um dos mais importantes parceiros do Brasil, No ano passadao, o país exportou US$ 27 bilhões para o mercado europeu, 22% do total. As importações brasileiras da Europa chegaram a US$ 18 bilhões, o que significou 25% das compras externas.

Lula fez questão de destacar a Rodada de Doha e disse esperar algum acordo na área agrícola até o fim do ano. Para ele, o acesso aos mercados agrícolas é importante, mas ainda “mais fundamental é a eliminação das distorções causadas pelos subsídios”.

– A Rodada de Doha constitui oportunidade ímpar para tornar o comércio internacional um instrumento eficaz para o desenvolvimento.

José Manuel Durão Barroso concordou com a mudança no setor agrícola, mas deixou claro que os países em desenvolvimento terão que abrir mercado na área de serviços e de produtos industrializados.

– Estou de acordo com o presidente Lula quando diz que os mais ricos devem fazer um esforço maior do que aqueles que têm menos. Todos têm de fazer algum esforço no sentido do compromisso. Na área agrícola, com certeza, mas também na área dos produtos não-agrícolas, também na área de serviços e em outras áreas técnicas. Se houver este esforço final de compromisso nós podemos ter boas notícias – disse Durão Barroso.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram