JornalCana

Lula: Brasil vai trabalhar como nunca para ter auto-suficiência em outras fontes energéticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o país investiu pouco em pesquisa sobre gás natural, mas tem como produzir outras fontes de energia e não ficar na dependência dos recursos de outra nação.

– Um país que queira ser soberano não pode ficar dependendo de alguém. Ele tem que construir suas próprias bases. Nós vamos trabalhar como nunca trabalhamos para ser auto-suficiente em outras matrizes energéticas que precisamos. Aí, sim, o Brasil se apresentará ao mundo com muito mais soberania, muito mais grandeza e muito mais capacidade de atrair investimentos para o nosso país – acrescentou.

O presidente voltou a defender o direito de a Bolívia nacionalizar suas reservas de gás e petróleo e negociar um preço justo para a venda do gás, mas destacou que a Petrobras deve ser ressarcida pelos investimentos feitos no país vizinho. E ressaltou que o Brasil também tem o direiro de negociar um preço viável pelo gás importado.

– Nós queremos continuar utilizando o gás da Bolívia. Se amanhã a Bolívia não quiser, vamos procurar outro caminho, até porque, não queremos que ninguém obrigue o Brasil a vender para quem quer que seja aquilo que é nosso. Nós também não podemos obrigar os outros- disse.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram