JornalCana

Lula autoriza viagem de ministros ao Japão

O presidente Lula autorizou ontem a viagem ao Japão de uma comitiva formada pelos ministros das Comunicações, Hélio Costa, das Relações Exteriores, Celso Amorim e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan. Eles vão discutir com empresas e membros do governo japonês a possibilidade de instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

O investimento está sendo tratado no âmbito das negociações para a definição do padrão de TV Digital que será adotado no País. Além do padrão japonês, o governo brasileiro estuda ainda os padrões europeu e americano. Na quarta-feira, os ministros serão recebidos por representantes do governo japonês e até sexta-feira devem se encontrar com executivos da Sony, NEC, Toshiba e Panasonic. Furlan chegará antes ao Japão para participar de encontros, onde discutirá uma eventual exportação de etanol. A previsão é de que a delegação parta para o Japão na segunda-feira e permaneça até sexta-feira. A possibilidade de a comitiva passar pela Coréia, como se pensava inicialmente, acabou sendo descartada.

Acompanham os ministros na viagem os secretários de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, e o de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Jairo Klepacz, além do assessor especial da Casa Civil, André Barbosa.

O prolongamento da discussão sobre o padrão de TV Digital deverá fazer com que as primeiras emissões com a nova tecnologia em escala comercial só aconteçam em 2007, mesmo que o governo chegue a um consenso sobre a tecnologia ainda este ano.

Nesta semana, em debate no Senado, o diretor de Engenharia da Rede Globo, Fernando Bittencourt, disse que as emissoras precisam de cerca de um ano para iniciarem a transmissão em sinal digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também já admitiu que não dá mais para inaugurar a TV digital no dia 7 de setembro, de acordo a idéia inicial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram