JornalCana

Lucro líquido da Cosan recua mais de 25% no 3º trimestre

O lucro líquido da empresa de energia e infraestrutura Cosan recuou 26,3 por cento no terceiro trimestre na comparação anual, para 208,8 milhões de reais, impactado negativamente pelo câmbio e maiores despesas financeiras, informou a empresa nesta quarta-feira.

A empresa, que tem uma que tem uma joint venture com a Shell em açúcar, etanol, cogeração de energia e distribuição de combustíveis (a Raízen)– registrou, contudo, melhores resultados nas vendas dos produtos derivados da cana-de-açúcar assim como no segmento de abastecimento.

A Raízen Combustíveis, unidade de negócio de distribuição e comercialização de combustíveis por meio da rede de postos franqueados sob a marca Shell, teve vendas de 12,7 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de 16,7 por cento na comparação anual.

O aumento foi impulsionado pelo crescimento de 9,3 por cento do volume total de combustíveis vendidos no período, com destaque para o etanol e para o diesel, informou a empresa.

O Ebitda, importante indicador do resultado operacional, da Raízen Combustíveis subiu 28,7 por cento na comparação com o mesmo período de 2012 e totalizou 483,1 milhões de reais.

A receita líquida da Raízen Energia, maior produtora individual de açúcar e etanol do Brasil, somou 3,2 bilhões de reais no período, alta de 44,4 por cento na comparação anual, por maiores volumes vendidos de açúcar e etanol, bem como melhores preços para o etanol nos mercados interno e externo.

A receita líquida da venda de açúcar totalizou 1,5 bilhão de reais, alta de 14,6 por cento ante o terceiro trimestre de 2012.

Já o Ebitda consolidado da empresa somou 722,6 milhões de reais, contra 386,9 milhões de reais no mesmo período do ano passado, disse a Cosan. A empresa informou que o indicador de geração de caixa passou a ser constituído pelo lucro operacional antes das despesas financeiras, somado a depreciação e amortização e resultado de equivalência patrimonial, seguindo orientação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A receita líquida somou 2,43 bilhão de reais, contra 608,4 milhões de reais no mesmo período do ano passado.

DÍVIDA

A dívida líquida consolidada da Cosan subiu quase sete vezes para 7,181 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante 1,053 bilhão de reais no mesmo período de 2012.

As despesas financeiras saltaram para 133 milhões de reais, ante 9,1 milhões de reais no terceiro trimestre de 2012, por conta do aumento dos encargos da dívida pela aquisição da Comgás, do impacto negativo da variação cambial sobre a dívida em moeda estrangeira e pela perda líquida com derivativos de câmbio e juros.

“No entanto cabe ressaltar que todas as dívidas denominadas em moeda estrangeira estão devidamente protegidas, por meio de derivativos de câmbio, exceto pelo montante do principal do Bônus Perpétuo no valor de 500 milhões de dólares”, disse a empresa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram