JornalCana

Lucro da chinesa Cofco cresce 79% em 2016 após reformulação de negócios

A chinesa Cofco, conglomerado que abrange desde grãos até serviços imobiliários, viu o lucro crescer em 79 por cento no ano passado, à medida em que a companhia simplificou operações e saiu de negócios que geravam perdas, disse a trading estatal nesta sexta-feira.

A alta no lucro da Cofco ocorre após uma grande reestruturação e contrasta com a situação de outros operadores globais de commodities, que viram seus resultados abalados por safras recordes de grãos em importantes países produtores.

A companhia reportou lucro de 6,15 bilhões de iuanes (896 milhões de dólares), batendo sua própria meta de 5,05 bilhões de iuanes, segundo um comunicado da companhia no site da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (Sasac, na sigla em inglês) nesta sexta-feira. A Sasac supervisiona as maiores companhias estatais da China.
A nota não especificou se o número se refere ao lucro operacional ou lucro líquido.

A Cofco possui uma estrutura de negócios muito mais ampla do que tradings globais e embarcou em uma reformulação como parte do esforço de Pequim para tornar as entidades estatais mais eficientes.
A estatal impulsionou sua capacidade de processamento de oleaginosas para 24 milhões de toneladas, o que deu à empresa uma participação de 18 por cento do mercado chinês, após fusão com a trading estatal de algodão e grãos Chinatex, disse o comunicado da empresa no site da Sasac.

A reestruturação levou a companhia a se desfazer de 36 empresas “zumbis”, como unidades de chocolate, macarrão instantâneo, madeira e outros. Outra medida foi a listagem pública de quatro subsidiárias, como a Cofco Meat Holding, para levantar capital.

Nas operações internacionais, que representam metade da receita do grupo, a Cofco recentemente mudou a gestão da Cofco Agri, uma unidade comprada junto ao Grupo Noble.

As informações são da Reuters.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram