JornalCana

Logística pode emperrar crescimento do agronegócio

Poderá haver uma estagnação do crescimento do agronegócio nos próximos anos se não houver melhoria das condições de logística e infraestrutura no País. “A verdade é que o Brasil vai parar para o agronegócio se o problema não for resolvido e teremos também um abortamento da produção porque o produtor não vai plantar se não tem por onde escoar sua safra até os portos”, disse o vice-presidente e diretor de logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo Filho, durante o II Seminário Portos e Vias Navegáveis: Um olhar sobre a infraestrutura, realizado quinta-feira (22/9) na Câmara dos Deputados.

Segundo o executivo, é preciso ter maior agilidade por parte do poder público para permitir a ampliação da capacidade operacional dos portos, além de mais investimentos em rodovias, ferrovias e a integração entre os modais de transporte.

Na sua avaliação, uma das soluções é investir nos portos do corredor do Arco Norte, para escoar a produção de estados das regiões Norte e Nordeste e de Mato Grosso, onde estão os portos de Itaqui (MA), Vila do Conde (PA), Santarém (PA) e Porto Velho (RO), entre outros. O objetivo seria desafogar a demanda de cargas que chega a portos como os de Santos (SP) e Paranaguá (PR), que hoje são os portos mais movimentados do País.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram