JornalCana

Logística: empresa investe no transporte de biodiesel via ferrovia

A ALL – América Latina Logística dará inicio na próxima semana nas operações para a movimentação de biodiesel via ferrovia. O projeto, desenvolvido em parceria com a Camera Agricultura, Alimentos e Energia, contou com investimento total de R$ 1,3 milhões e terá operação iniciada na próxima semana. Com volume equivalente a 20% do biodiesel vendido pela Camera no 32º leilão (L32), as primeiras cargas sairão da usina da companhia, localizada em Ijuí (RS), rumo a Araucária, no Paraná.

A operação marcará o avanço do transporte de biocombustível via ferrovia, até então realizado majoritariamente pelo modal rodoviário. Entre outras vantagens, o sistema ferroviário reduz os custos de transportes, o número de caminhões circulando pelas rodovias e os impactos ambientais. “Esta inovação na logística do biodiesel resulta da estratégia da Camera de estar presente em todos os elos da cadeia, não apenas com produtos de qualidade, mas também com soluções de eficiência operacional e atendimento diferenciado para o conjunto das partes relacionadas, além é claro de corroborar que estamos prontos para o novo marco regulatório do Biodiesel, que deverá elevar a mistura de 5% para 7%”, afirma o gerente de Biocombustíveis da Camera, João Artur Manjabosco.

Esta é a primeira parceria da ALL para a movimentação de biodiesel via ferrovia, mas a companhia já está desenvolvendo projetos junto a outros produtores. A meta é atender 100% do volume de biodiesel transportado do Rio Grande do Sul a Araucária, além da carga que segue das usinas do Centro-Oeste até a refinaria da Petrobras em Paulínia (SP), até 2015. Além disso, ainda este mês, a companhia prevê o início do transporte de biodiesel destinado à exportação. “Vemos com um enorme potencial o transporte de biodiesel via ferrovia. Neste projeto da Camera, começaremos com uma capacidade de atendimento de 15 vagões por dia, o que representa a retirada de até 30 carretas das estradas”, finaliza Leonardo Dallegrave, Gerente de Líquidos da ALL.

img8505

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram