JornalCana

Logística continua sendo obstáculo para produção

A infraestrutura e a logística de transporte e a comercialização são os principais obstáculos para o desenvolvimento do setor nacional, de acordo com 97% dos consultados na 1ª Sondagem de Expectativas para o Agronegócio, divulgada nesta segunda-feira (30) pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Um ponto novo ressaltado na pesquisa é a crescente preocupação do setor com a falta de mão de obra qualificada, citada por 66% dos entrevistados.

O presidente da SNA, Antonio Alvarenga, concorda com os entrevistados e explica que o país é muito eficiente da porteira para dentro, mas afirma que a infraestrutura não acompanhou o ritmo de crescimento da produção.

Para ele, isso prejudica a competitividade do produto brasileiro no exterior e contribui para diminuir a renda dos produtores.

Um total de 71% dos representantes da cadeia do agronegócio brasileiro demonstrou preocupação também com o cenário internacional, em especial a Europa e China, para onde são destinados, respectivamente, 25% e 17% das exportações do setor nacional.

Em relação aos principais obstáculos para o desenvolvimento do agronegócio, 80% das pessoas entrevistadas apontaram o câmbio, 82% a burocracia e 68% os juros, superando as tradicionais reclamações do setor, entre as quais falta de crédito e de apoio do governo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram