JornalCana

Livro relata importância das pesquisas com cana na região de Jaú

Nesta terça-feira, 7 de maio, será lançado em Jaú (SP), o livro “Terra Roxa: Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú”. A obra retrata a história dos 75 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nesse cenário, à partir da década de 80, a cana-de-açúcar tomou o espaço das lavouras de café da região e passou a ser uma das culturas mais pesquisadas da unidade, de acordo com a idealizadora do livro, a pesquisadora da APTA, Gabriela Aferri. “Nessa obra um dos destaques é o lançamento na unidade de Jaú, de cinco variedades de cana do Programa Cana IAC”, diz.

Além das contribuições históricas para o agronegócio regional e também do Estado, o livro também relata pesquisas realizadas pela unidade relacionadas à cana-de-açúcar, em alguns capítulos específicos: “A cana-de-açúcar toma lugar”, “Estação passa a produzir seedlings” e “Materiais despontam no cenário agrícola.

Segundo a pesquisadora Gabriela, na Unidade foi plantado o primeiro campo de seedling de cana-de-açúcar de Jaú, ou seja, da planta originada de sementes de cana. “Hoje essa unidade de Jaú mantém cinco pesquisadores voltados à cultura da cana em diversas áreas distintas”, lembra.

A UPD da APTA desenvolve atualmente trabalhos com cachaça, confinamento de ovinos e alimentos funcionais, com o objetivo de melhorar a qualidade da carne, além de pesquisas relacionadas à cana-de-açúcar, nas áreas de fertilização, sanidade, tolerância e sensibilidade hídrica de variedades.

Escrito pela historiadora, Léa De Ungaro de Almeida Prado e pelo jornalista José Renato de Almeida Prado, a partir da ideia da pesquisadora da APTA, Gabriela Aferri, o livro retrata uma das mais antigas unidades de pesquisa agrícola do Estado de São Paulo. A história da Unidade e da cidade é escrita sob o olhar da agropecuária e da pesquisa científica. “O livro reúne fatos históricos e científicos tão expressivos, que constituem material de extraordinário interesse não só à comunidade acadêmica, mas a todos os jauenses e paulistas”, afirma José Renato de Almeida Prado.

O livro será vendido por R$ 55 reais e parte da renda será destinada à conservação do patrimônio histórico da UPD da APTA.

img6506

Serviço

Lançamento do livro “Terra Roxa: Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú”

Data: 7 de maio de 2013

Horário: 20h

Local: Espaço União Livraria & Café

Endereço: Avenida Dr. Quinzinho, 511, Chácara Peccioli, Jaú- SP. A livraria fica no piso térreo do Shopping de Jaú

Entrada gratuita

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram