JornalCana

Livro conta história de um dos pioneiros da telecomunicação no Brasil

capa-livro-dary-bonomi-avanzi-do-telegrafo-a-internetFoi lançado oficialmente na noite de ontem (9) em São Paulo, capital, o livro Do telégrafo a internet, de autoria do escritor Marcos Barrero, que conta a trajetória de Dary Bonomi Avanzi, um dos pioneiros das telecomunicações no Brasil.

Avanzi começou sua trajetória em Assis, aos 13 anos, em 1956, na função de telegrafista da Estrada de Ferro Sorocabana. A partir de então, teve a oportunidade de operar desde o telégrafo até à internet rápida dos dias atuais, em seis décadas de atividade ininterrupta.

Hoje, aos 73 anos, esse pioneiro e fundador do Grupo Avanzi, por fim, vê sua trajetória eternizada numa biografia, na qual sua história se mistura à da própria comunicação no país.

Avanzi acompanhou diversos momentos nos quais tanto a telegrafia como os outros meios de comunicação fizeram história no país e no mundo, com forte atuação no setor sucroenergético.

Dary Avanzi
Dary Avanzi

Na era digital, viu de perto todas as pesquisas para o funcionamento do sistema de fax, telex por micro-ondas, transmissões por reflexão lunar (usando a lua como antena), comunicação via satélite e monitoramento de várias naves espaciais.

Alcançou ainda o desenvolvimento do robô mecânico que se encontra em Marte, denominado Curiosity/Rover, responsável por transmissões via rádio por teclado através de software específico.

O livro conta com páginas ilustradas por imagens de documentos profissionais de Avanzi e equipamentos operados ao longo de sua carreira.
Segundo o autor, o livro tem uma grande importância histórica para o setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram