fbpx

Livro aborda etanol de primeira e segunda geração e tendências futuras

livro biocombustiveis

Os interessados pelos combustíveis verdes têm interessantes opções nas livrarias na atualidade. Um deles é o livro Biocombustíveis em dois volumes, que retrata os fundamentos, processos de conversão, aplicações e assuntos correlatos (tratamento de resíduos, cogeração, gestão de projetos de biocombustíveis, impactos ambientais e tendências futuras), inclusive do etanol convencional, celulósico e uso da vinhaça. O livro Biocombustíveis, elaborado por um coletivo internacional de 36 autores e organizado por Electo Lora e Osvaldo Venturini, engloba quatro temas principais, que são formados por 16 capítulos, em um total de quase 1100 páginas.

O capítulo 1 é dedicado à introdução dos fundamentos, evolução da produção, problemas socioambientais da produção dos biocombustíveis, tais como, a relação biocombustíveis/meio ambiente/seguraça alimentar. Os capítulos 2 a 8 são dedicados aos principais processos de conversão pelas rotas bioquímicas e termoquímicas(combustão, fermentação e gaseificação), incluindo os processos de produção de biodiesel, biogás, etanol convencional, etanol lignocelulósico e combustíveis líquidos obtidos por meio da rota BTL (Biomass-to-Liquid).

A utilização dos biocombustíveis em motores alternativos, turbinas a gás e células a combustível é o objeto principal dos capítulos 9,10 e 11, que são dedicados às aplicações. Finalmente, os últimos Capítulos, 12 ao 16, que abordam temas correlatos, não por isso menos importantes, tais como o tratamento dos resíduos da produção de biocombustíveis (vinhaça e glicerina), a cogeração a partir dos coprodutos, o planejamento e gestão de projetos de biocombustíveis, as ferramentas para a avaliação da sustentabilidade e dos impactos ambientais e as tecnologias e tendências futuras. Este último capítulo tenta esclarecer sobre as tendências na estruturação de biorrefinarias, bem como analisar as perspectivas do biodiesel de algas e de células a combustível microbianas. Contato: www.editorainterciencia.com.br; (21)2581-9378 / 2241-6916 ou [email protected]

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X